Um passo para fazer a diferença
Concept Idea – Bonobo Branding
Um passo para fazer a diferença
Os Bonobos
Bonobo, ou Pan Paniscus, como é chamado cientificamente, é uma das duas espécies compreendidas pelo gênero Pan. A outra espécie do gênero é a Pan troglodytes, o chimpanzé-comum. Ambas as espécies são chimpanzés, embora esse termo seja usado principalmente para a maior das duas espécies, o Pan troglodytes.
Relação com o Ser Humano
Inteligente e carismático, o Bonobo é reconhecido por ter grandes semelhanças com os seres humanos, práticas sexuais e extrema passividade em sua sociedade também são pontos de referência, além de ser o único grande macaco que nunca foi vistos matar outro de sua própria espécie, o que se difere dos homens.
Relação Social
Pesquisas recentes mostram que os Bonobos são verdadeiramente bons samaritanos, talvez até melhores do que pessoas. Ao contrário dos homens que preferem ajudar conhecidos ou membros da família, os Bonobos estão dispostos a partilhar a boa convivência com todos do grupo e ajudar estranhos, inclusive partilhando alimentos.
Símbologia
Está em formato quadricular rico em arestas, podendo ser associado ao domínio da racionalidade e da neutralidade. Por sua figura angulosa e cantos arredondados contrastantes, é a forma mais ligada ao mundo tridimensional e à objetividade. O Símbolo agrega significados como firmeza, organização, solidez, sobriedade, regularidade, estrutura, estabilidade e ordem. Este símbolo também pode indicar frieza, precisão, cálculo e perfeição.
Tipografia
Contêm formas arrendondas que conseguem imitar e igualar ao Logo como um todo, sendo diretamente associado ao visual do Símbolo. Sincronia é o ponto chave entre os dois elementos.
Símbologia
Símbolo ilustrativo indicado principalmente para complementar a tipografia e seu significado. O mistério que envolve o nome da Empresa se completa ao associar a imagem do Bonobo ao símbolo. Diferente por ser minimalista, mas objetivo por sustentar a ideia de interpretar a imagem do macaco, divertido e inteligente. Envolve-se em energia e traços agradáveis que combinam com inúmeras cores de preenchimento e fundo.
Tipografia
Fonte personalizada baseada em Non Serif, com foco na legibilidade do nome da Empresa. Tipografia com linha de base ideal para impressos e projeções online. Com Kern (aproximação de caracteres) razoável e que projeta extensão no seu formato horizontal e achatado, além de ter uma anatomia fina e energética. A escrita em caixa baixa refere-se indiretamente ao modo de convívio da espécie, que é unilateral e igualitária.
Símbologia
Símbolo ilustrativo indicado para complementar a tipografia ao seu simbolismo. Idealizado principalmente para a fácil compreensão do significado do nome da Empresa, com intuito de que seja visualizado e mentalizado de uma única vez, sem que haja necessidade de pesquisa. Minimalista, mas com traços e contornos que favorecem a formação da imagem, o Símbolo transmite a transparência e a descontração na forma como trabalhamos, sem perder é claro, a sobriedade e seriedade na prestação de serviços.
Tipografia
Junção de dois formatos de fonte: Display e Sans Serif – Ultra Rounded. Mesmo tendo estilo de fonte diferente, consegue possibilitar a fácil compreensão e legibilidade. Usando a inicial com cor diferente para atrelar à ideia do modo de organização da espécie: em equipes com um líder, não fugindo da prática da democracia entre os grupos.